Aquisição de dados de produção de acordo com a Weihenstephan Standards

As Weihenstephan Standards (WS) foram desenvolvidas por um grupo de trabalho, composto por fabricantes de máquinas, fornecedores de plantas, vendedores e técnicos de sistemas IT, sob a orientação da Technical University of Munich (TUM), na Faculdade de Tecnologia de Embalagem de Alimentos em Weihenstephan, Alemanha. ProLeiT AG forneceu apoio ativo durante todo o desenvolvimento da Weihenstephan Standards  e testamos os requisitos específicos para a aquisição de dados de várias plantas de engarrafamento.

As Weihenstephan Standards define quais dados de produção devem ser registradas nas plantas de envase e como os dados devem ser transferidos. Ao mesmo tempo elas definem uma interface padrão para a conexão de máquinasequipamentos de transporte e equipamento de processo para sistemas PDA de ordem superior. Um arquivo de descrição do dispositivo, que descreve quais as funções e os dados que o respectivo dispositivo fornece, é gerado para cada dispositivo e máquina. Isso permite que o custo-benefício e disponibilização de dados simples para vários fabricantes.

Como parte das recomendações para a inspeção e operação segura de sistemas PDA, o grupo de trabalho Weihenstephan desenvolveu os chamados Standard Operating Procedures (SOP) para a validação de um sistema PDA. Isso garante que as funções do sistema PDA instalado corretamente forneça dados de indicadores corretos. A validação é baseada nos regulamentos da indústria farmacêutica de acordo com a FDA 21 CFR Parte 11 (Electronic Records) e GAMP (Good Automated Manufacturing Practice).

WS 2000

A Weihenstephan Standards 2000 especifica o conteúdo de uma especificação padrão para sistemas PDA em linhas de enchimento de bebidas. A Weihenstephan Standards 2000 pode ser baixada aqui como um documento PDF.

Weihenstephan Standards WS Food e WS Pack

A Weihenstephan Standards 2005 descreve amplamente as interfaces e fornecimento de dados para plantas de envase e embalagem na indústria de bebidas e está estruturado da seguinte forma:

Seleção geral:
A seção geral introduz os problemas de aquisição de dados de produção para plantas de envase de bebidas. Ele inclui o modelo de uma fábrica de engarrafamento para garrafas reutilizáveis que é referido em todas as outras descrições no padrão.

Parte 1:
Esta parte inclui a especificação física da interface para a conexão de dispositivos de controle e unidades de controle de máquinas a um sistema PDA. Também especifica a descrição dos dados do volume de um dispositivo de controle/máquina baseado em um arquivo de descrição de dispositivo XML. 

Part 2:
Esta parte inclui a descrição do conteúdo de interface. Ele especifica quais pontos de dados devem estar disponíveis como padrão para quais máquinas e dispositivos de controle e em qual formato e sob quais nomes eles devem ser armazenados.

Part 3:
Esta parte descreve as funções para avaliação dos dados e cálculos das figuras-chave. Além disso, os exemplos de relatórios anexos são destinados a facilitar o processamento de dados estruturados.

Part 4:
Esta parte fornece diretrizes para inspecionar um sistema PDA após sua instalação. Além disso, inclui instruções para garantir uma operação segura e documentações do sistema.

A Weihenstephan Standards WS Food e WS Pack pode ser baixada do site da TUM.