Soluções de Automação para a Indústria de Alimentos

Áreas produtivas de alimentos tradicionais são geralmente caracterizadas pelo procedimento de mistura e dosagem que ocasionalmente são controlados manualmente ou semi-automaticamente. A introdução de uma solução centralizada, solução de automação de ordem superior significa que é necessário auxílio para alcançar a maior flexibilidade possível em conexão com os processos de produção manual e semi-automático. Este requisito necessário, bem como a garantia da qualidade, gestão de materiais, rastreabilidade e interfaces para sistemas ERP deve ser parte integrante de um sistema de controle de processo de ponta que controla e monitora as áreas de produção alimentar.

Nosso sistema de controle Plant iT oferece a flexibilidade e a integração necessária para atender as exigências do regulamento EU 178/2002. Os benefícios do sistema de controle de processos modulares trazem toda a experiência que ganhamos com mais de 30 anos na indústria de alimentos. Podemos, portanto, apresentar aos nossos clientes um sistema de controle que fornece funções adequadas - desde a aquisição de dados operacionais através da tecnologia de controle de processo e sistema de batelada até funções completas para gerenciamento da produção de toda a empresa (MES - Manufacturing Execution System), bem como a integração de ERP , sistemas de manutenção e LIMS.

Várias empresas, como BASF, BK Guilini, Glockenbrot Bäckerei, Jowa, Kerry e Unilever, têm contado com nosso sistema de controle de processo Plant iT por muitos anos.

Contato & informações

Sua pessoa de contato:

Bruno Pinto Gil
Managing Director, ProLeiT Automação Ltda., Brazil
Phone: +55 19 33747987

Leonard Mitranescu
Head of Sales, Food, ProLeiT GmbH, Germany
Phone: +49 9132 777 142

Solicite o pacote de informações da indústria:

Para o formulário de contato

Áreas de Aplicação na Indústria Alimentícia

Nós reconhecemos as demandas específicas da indústria de alimentos há 30 anos, quando começamos a desenvolver o nosso sistema de controle de processo, nosso sistema de controle Plant iT é, portanto, equipado com as funções apropriadas. Além da expansão e da instalação de novas plantas, o nosso sistema de controle de processo Plant iT é particularmente adequado para a migração de sistemas antigos, assim como suporta os controladores lógicos programáveis (CLPs) de vários fabricantes. Este é um grande benefício para ambos, os clientes finais e fornecedores de máquinas indústriais alimentícias e plantas, uma vez que o Plant iT proporciona-lhes uma solução universal. Isso aumenta a transferência de conhecimentos, resultando em menor tempo de comissionamento. Ele também economiza os custos relacionados com a expansão, manutenção e treinamento da planta.

Vendo como Plant iT é um sistema de controle padronizado com classes de automação pré-configuradas, re-engenharia e expansão são parametrizadas em vez de programadas. Plant iT faz tarefas comuns de programação individual (codificação para SCADA, CLPs, etc), uma coisa do passado. Serviços configurados podem simplesmente ser duplicados, ampliados e importados para outros projetos, permanecendo totalmente compreensível para os operadores, tecnólogos de alimentos e desenvolvedores de aplicativos.

Devido à nossa cooperação com as universidades altamente conceituados nas áreas de nutrição, tecnologia de alimentos, bem como máquinas e instalações de fabricação, as últimas tendências e exigências da indústria de alimentos são incorporados em nosso sistema de controle de processo. 

Plant iT é usado em todo o mundo pelos fabricantes dos seguintes produtos alimentares: 

  • Produtos frigoríficos:
    por exemplo: carnes, congelados, produção de embutidos e petiscos 
  • Laticínios (encontre mais informações sobre a indústria de laticínios aqui),
    por exemplo: queijo, manteiga, margarina
  • Panificação (encontre mais informações sobre a indústria de panificação aqui)
    por exemplo: pães, baguetes, pizzas
  • Óleos e gorduras:
    por exemplo: azeite, ketchup, maionese, molhos de salsa 
  • Confeitaria:
    por exemplo: chocolate, doces
  • Misturas de frutas:
    por exemplo: xarope de frutas
  • Substâncias alimentares básicas:
    por exemplo: aditivos, aromas
  • Ração e alimentação mista:
    por exemplo: ração animal (cachorro, gato) e alimento para animais agrícolas

Tecnologia Alimentícia com Plant iT

Plant iT é um sistema de controle de processo modular, que consiste em vários sistemas básicos normalizados e modulados. Dependendo do tipo e do número de requisitos que devem ser satisfeitos dentro de um setor, os sistemas básicos são combinados com vários módulos. Este nível de flexibilidade permite a implementação de um sistema de controle padronizado que pode ser reforçado com funções específicas para a indústria. 

A seguinte visão geral mostra algumas das funções padronizadas do nosso sistema de controle de processo Plant iT, que satisfaz os requisitos típicos da indústria de alimentos:

  • Sistemas batch conforme ISA S88 para bateladas e processos contínuos
  • Ordem e gerenciamento de receita para os processos de produção totalmente automatizada
  • Processo orientado de gestão de materiais para planejamento centralizado, inspeção e avaliação
  • Rastreabilidade de lote (pré e pós-tracking) do regulamento da EU 178/2002
  • Gravação de lote eletrônico com mensagens e gráficos dos lote relacionados
  • Assinatura eletrônica e relatórios FDA-compliant para a aderência aos regulamentos internacionais
  • Ordem de despacho com a integração de LIMS e sistemas ERP
  • Conexão de sistemas existentes de pesagem
  • Gerenciamento de dados de energia para economia de água, energia, CO2 e gás
  • Sistema de gerenciamento de linha, de acordo com as normas Weihenstephan
  • Produção e aquisição de dados de operação para plantas de envase e embalagens
  • Produção e relatórios de eficiência (DIN, OEE) para fins de relatório
  • Automação de plantas de CIP 
  • Funcionalidades MES para o planejamento, orientação, análise e avaliação dos processos de produção