LMS Plant Acquis iT: gerenciamento de linhas de preenchimento e embalagem
Em muitas indústrias, a embalagem e o preenchimento eficientes e flexíveis de produtos contribuem significativamente para o sucesso das empresas. Além disso, você precisa definir tendências de mercado para conquistar clientes. Tendo em vista o número crescente de novas bebidas misturadas, os materiais e os formatos das embalagens, os operadores de fábrica e as fábricas de embalagem enfrentam dificuldades para responder de forma rápida e flexível aos novos desafios. As atualizações resultantes das novas especificações demandam não só práticas de trabalho eficientes, mas também uma logística cuidadosamente planejada para garantir o correto manuseio de contêineres e materiais de embalagem.
O preenchimento e a embalagem de produtos não são apenas as etapas finais, mas também as mais intensivas em termos de custo na cadeia de valor agregado. As fábricas são altamente complexas, linhas interconectadas cuja disponibilidade é de 50 a 75 por cento.
Tempo parado significa perdas. Até mesmo o mínimo tempo de parada, as chamadas microparadas, pode reduzir a eficiência de um sistema de forma significativa. Melhorias são possíveis somente quando as principais causas da parada podem ser identificadas.
As funções mais importantes em uma linha de preenchimento e embalagem são realizadas por preenchedores, rotuladores, paletizadores, transportadores e outros equipamentos especiais, como os sistemas de limpeza no local (CIP, cleaning in place) e pasteurisação flash. Normalmente, todos os componentes da fábrica instalados upstream e downstream da máquina central fornecem uma produtividade nominal maior do que o preenchedor para garantir que o preenchimento ocorra sem problemas. No entanto, do ponto de vista estocástico, sempre existirá o risco de situações ou defeitos que se propagam para cima do preenchedor causando parada.
Nesse contexto, um sistema de gerenciamento de linha é uma ótima solução e ajuda a determinar as causas do tempo de parada. O LMS Plant Acquis iT da ProLeiT é um complemento para o sistema de gerenciamento de dados de produção Plant Acquis iT, possibilitando acesso simples para o mundo do gerenciamento de linha. Ao contrário das soluções LMS tradicionais, a implementação do Plant Acquis iT Compact é rápida, simples e eficiente em termos de custo, com menos exigências de tecnologia de sensor, licenciamento e engenharia. Recursos adicionais fornecidos pelo complemento incluem uma interface com sistemas ERP existentes e, graças a uma operação fácil para o usuário via navegador da Web, a tarefa complexa e demorada de instalar um cliente não é mais necessária.
Minimizando o tempo de parada e maximizando a eficiência da fábrica
LMS Plant Acquis iT registra o tempo de parada do sistema e da máquina automaticamente, com confiança e precisão. Os dados das causas das paradas e outros dados relacionados a pedidos ou sistemas podem ser inseridos a qualquer momento manualmente via caixas suspensas. E as causas predefinidas de falhas podem ser melhoradas e estendidas de acordo com as necessidades de cada um. O valor limite das microfalhas também pode ser definido individualmente.
Todos os dados podem ser analisados até os mínimos detalhes com a ajuda da função de detalhamento: períodos de parada podem ser organizados hierarquicamente com vários níveis de detalhe desde a fábrica de engarrafamento até cada unidade. O LMS Plant Acquis iT gera os relatórios em todos os computadores do escritório pela Intranet ou em smartphones e tablets. Além disso, dados específicos do cliente podem ser inseridos e avaliados.
O complemento LMS Plant Acquis iT inclui as seguintes funções:
- Rastreador de parada do preenchedor – analisa a causa da falha e registra sua duração
- Registro eletrônico de pedidos e turnos
- Painel OOE para dados atuais de desempenho
- Lista de pedidos
- Aplicativo na Web
- Relatório de LMS
A classe de automação ‘rastreador de parada do preenchedor’ desenvolvida especificamente para esse complemento exibe todos os dados da linha diretamente via interface de usuário padrão do Gerenciador de Operações. Em caso de falha, esses dados fornecem respostas muito rápidas às perguntas do operador:
- Qual linha parou?
- O que ou quem causou o problema?
- Qual foi o motivo?
O desenho do registro eletrônico de turnos e pedidos é semelhante a um organizador pessoal e permite fazer análises de dados relacionados a turnos. A lista de pedidos também fornece uma visão geral de todas as máquinas e seu respectivo status. Além disso, informações detalhadas sobre os respectivos pedidos são armazenadas aqui, por exemplo, provisões de materiais etc.
Extensas funções para o desempenho ideal
A extensa gama de complementos do LMS Plant Acquis iT abrange as necessidades de vários grupos de profissionais do setor de engenharia de processo: por exemplo, gerentes de produção se beneficiam com listas rápidas na Web que definem a causa e a hora das falhas, enquanto supervisores podem usar um relatório gerado para ter uma ideia da situação atual da fábrica antes do início de um turno. Com uma interface de usuário fácil de usar com as orientações de um menu, os operadores da fábrica podem determinar com rapidez e, principalmente, com consistência a causa das falhas. Registros em papel, sempre sujeitos a erros, hoje são coisa do passado. A equipe de manutenção pode expandir o LMS Plant Acquis iT simplesmente configurando parâmetros. Eles também são fornecidos com uma visão rápida dos pontos fracos de uma fábrica e podem identificar potenciais de otimização.
Em combinação com o Plant iT Material, o módulo de gerenciamento de materiais controlado por processo, também é possível obter registro e rastreamento precisos por lote.