Algumas vantagens do Plant Liqu iT
A classe “Sequência”
Plant Liqu iT agrega ao Plant Direct iT com a opção de mapear todos os processos técnicos nas sequências. Cada sequência é uma instância de classe com parâmetros totalmente configuráveis em termos de etapas definidas, a funcionalidade dentro dessas etapas e suas transições (pontos de ramificação e passos permitindo condições). Quando aplicando a funcionalidade interna de passos, objetos já definidos (por exemplo, válvulas, pontos de medição) e, em particular, a classe OCM relação-processo (Object Control Matrix) são usados.
As classes do Plant Liqu iT têm sido adaptadas especificamente para a indústria de bebidas (por exemplo, FIFO para lidar com filas e mudanças automáticas de tanques ) completam a funcionalidade básica do Plant Liqu iT e permitem a parametrização de sequências inteiras de processos.
Cada sequência pode ser monitorada em detalhe através de um diálogo de operação separada e se necessário, também controlada. Uma visão on-line das transições de cada seqüência permite análises extensas e de intervenção direta na sequência do processo. Todos os acontecimentos e dados relevantes, incluindo possíveis intervenções, são registrados e posteriormente disponíveis em um registro da seqüência detalhado para fins de documentação e verificações posteriores.
Durante a operação, uma eficiente visão geral da sequência fornece uma visão precisa de todas as sequências da planta e seu status atual a qualquer momento. Se houver irregularidades, o operador pode intervir diretamente a partir deste panorama.
Controle de receitas
Particularmente para as plantas em que uma ampla gama de produtos e produtos semi-acabados são produzidos utilizando as mesmas ou similares sequências de processo, Plant Liqu iT oferece uma funcionalidade especial para a receita de processos controlados baseados em um modelo de processo simplificado. Sequências de processos são descritos como procedimentos, que consistem em um ou vários sub-processos, que por sua vez, incluem uma ou mais operações.
Cada sub-processo é igual uma instância da classe "sequência" e os passos definidos para esta instância representam as operações. Ao combinar este tipo de procedimento com vários conjuntos de parâmetros da mesma estrutura, é possível gerar receitas mestre, por exemplo, para a produção de vários produtos com o mesmo procedimento. O sistema diferencia entre receita e parâmetros do equipamento. Vários métodos de substituição estão disponíveis para os parâmetros de receita; estes métodos especificam para cada parâmetro se deve ser tratado como uma constante no que diz respeito a uma receita ou podem ser especificados individualmente, no início de uma sequência de processo. Parâmetros do equipamento descrevem as propriedades técnicas da planta e, assim, geralmente são tratadas como constantes.
Controle de rota (routing)
Para plantas de multi-produtos com uma estrutura de rede, Plant Liqu iT permite a parametrização completa do mapeamento normalmente complexo de várias rotas, que pode ter de ser selecionada dependendo do produto. Isso facilita consideravelmente a operação e adaptações do sistema para as modificações, ampliações ou ajustes de procedimento. Um equipment module especial, o REM (Route Equipment Module), em conexão com objetos da OCM permite a parametrização do controle de rota totalmente automática. A seqüência aborda um número variável de objetos REM, que podem ser alocados para ela ou estaticamente (rotas tecnicamente determinadas) ou dinamicamente (origem, destino ou rotas de produtos dependentes). Dependendo da rota ou seção da planta a ser utilizada, cada REM aborda OCMs estaticamente ou dinamicamente alocadas que verificam o atuador e sensores que lhes foram atribuídas.
Gerenciamento de tanques
Especialmente para o mapeamento de processos com um elevado número de combinações de origem / destino, Plant Liqu iT oferece duas ferramentas eficientes para manipular tanques - o Tank Farm Wizard e o Tank Farm Overview. O Tank Farm Wizard fornece ajuda na parametrização, possibilitando a parametrização complexa dos tanques, incluindo a combinação de rotas permitidas e intertravamentos. Adaptações no caso de expansões ou modificações podem, assim, ser planejadas com facilidade e precisão. O Tank Farm Overview oferece uma vista em linha multi-camada online detalhada dos estados atuais de todos tanques, um grupo de tanques ou um único tanque. Todos os parâmetros-chave (por exemplo: quantidade de enchimento, estado de limpeza, ordem atual) e as etapas do processo atualmente em execução (por exemplo, o enchimento, esvaziamento, limpeza) são apresentados de forma clara e concisa. Se forem detectadas irregularidades com a exibição de status do tanque, o operador pode acessar os diálogos de funcionamento do respectivo tanque diretamente do panorama da imagem do processo.
Relação-material do controle de processo
Plant iT material, o componente do sistema de gerenciamento de materiais relacionados ao processo, pode ser acessado diretamente a partir do controle de processo. Armazenamento de registros com transações precisas podem ser criados para cada transação individual de material quase em tempo real do processo atual via funções padrão do sistema interno. Isso permite o controle do processo de relação-material, incluindo gerenciamento de estoques e - combinado com gerenciamento de pedidos superordenados - lote de rastreamento.
Módulos de equipamento
Os módulos de equipamentos aumentam ainda mais a eficiência e a precisão das sequências de processo automatizado. Essas classes tecnológicas especiais encapsulam a funcionalidade do processo de equipamentos técnicos complexos ou seções inteiras da fábrica, garantem sua reprodutibilidade e oferecem operação simples e segura de funções complexas do processo através do diálogo operacional inerente à classe no modo manual ou semiautomático.
Os módulos de equipamentos foram otimizados para sequências, mas também podem ser usados com qualquer outra classe. Os módulos disponíveis vão desde aplicações simples (p.ex., controle de temperatura de um fermentador ou tanque de fermentação) até função de encapsulamento de equipamentos complexos (p.ex., sistema de garfos de uma cuba-filtro) ou seções inteiras da fábrica (p.ex., sistema de transporte de malte).
A fim de aprimorar as análises, o diálogo operacional de um módulo de equipamento fornece uma visão geral on-line especial de sua comunicação com os objetos que também estão envolvidos no controle do mesmo processo.