Add-on: brewmaxx Routing Management - ordens de roteamento baseado em regras
O opcional brewmaxx Routing Management ajuda a integrar as ordens de roteamento baseadas em regras com uma pesquisa de roteamento dinâmico e alocação em ordens de processo.
Exemplo de aplicação
Em um PLC, existe um programa do usuário que procura por uma rota para drenar um tanque. O programa do usuário cria uma ordem com roteamento baseado em regras. Uma vez que o roteamento encontrou automaticamente um tanque alvo adequado, a ordem é iniciada automaticamente e controla a sequência com a receita adequada. A rota é composta das seguintes seções de plantas e rotas:
- Seção fonte da planta
- Fonte de rota consiste em mais de quatro seções de linha
- Rota principal consiste em mais de quatro seções de linha (opcional)
- Rota destino consiste em mais de quatro seções de linha
- Seção destino da planta
Se as rotas ou parte das rotas já estão previstas no FIFO da sequência, elas podem ser aceitas na engenharia de rota.
Engenharia simples para ordens de roteamento
Cada área de processo possui uma sub-pasta para ordens de roteamento baseados em regras. Esta pasta contém uma matriz de rota em que as rotas existentes são planejadas por sequência. Várias regras de roteamento podem ser definidas para uma ordem de roteamento baseada em regras. Uma regra de roteamento especifica como o processo de roteamento é processado e a ordem iniciada no Operation Manager. A regra de roteamento determina, por exemplo, o template da ordem. Por sua vez determina o sub-procedimento para ser iniciado a partir da receita ou procedimento.
A engenharia de processos de roteamento requer uma parametrização básica de sequências com os respectivos objetos FIFO (First In, First Out) e um modelo de ordem adequada. Um procedimento ou uma receita a ser iniciada pelo processo de roteamento também deve estar disponível.
Integrado na interface de usuário padrão
A aplicação da gestão de roteamento estende a interface central do usuário do brewmaxx (Operation Manager), com guias adicionais nos seguintes diálogos:
- A aba "Routing", que exibe a rota é adicionada à lista de ordem na informação detalhada sobre a ordem selecionada. Caso seja necessário, a liberação manual é realizada nesta guia.
- A aba "Routing", que exibe a matriz da rota é adicionada ao processamento de ordem. Com ordens de roteamento criadas manualmente, a origem, destino e rota são selecionadas manualmente nesta guia.
Sequência Automática
O programa utilizado no CLP transfere o número de rotas para o servidor do brewmaxx. O servidor, então, chama um procedimento de banco de dados que cria uma ordem e começa a busca da rota. Esta ordem é adicionada à lista de ordens com o status "Basic position". Uma vez que a rota foi encontrada, o status da ordem muda para "Waiting" e aguarda pelo início.
Sequência Manual
Alternativamente, uma ordem com rota baseada em regras também podem ser criadas manualmente. Para arquivar isso, um modelo de ordem usado tem que ser alocado a um roteamento regrado. Roteamento é usado para limitar a escolha e apoiar operadores. Na aba "Routing" da ordem no Operation Manager, os operadores selecionam a seção de origem ou alvo da planta. Subsequentemente, o roteamento determina o alvo disponível e seções de origem das plantas e rotas. Todos os objetos disponíveis são destacadas através de uma seta verde piscante. A ordem só pode ser iniciada quando a rota foi especificada. Enquanto a ordem não tenha sido iniciada, operadores podem redefinir e alterar a rota selecionada.
Ressalvas
Uma vez que a rota foi encontrada, os respectivos objetos (plant and line sections) são automaticamente reservados para a ordem. Devido à reserva, é possível evitar que os mesmos objetos (plant and line sections) sejam simultaneamente alocados para outras ordens de roteamento. Para este efeito, uma regra de roteamento pode ser consultada nos critérios de seleção para descobrir se uma seção da planta ou seção de linhas individuais são reservadas para a ordem de roteamento baseada em regras.